Seja bem-vindo (a) à
Casa de Saúde Stella Maris!
A CSSM é o principal Hospital do Litoral Norte, com mais de 70 anos de tradição e qualidade na assistência à saúde. Somos um hospital geral preparado para o atendimento em cirurgias de diversas especialidades; Maternidade de alto risco e retaguarda de UTI Neonatal. Além disso, possuímos um Pronto Atendimento de convênio e particular, Centro de Especialidades Médicas para consultas ambulatoriais e Centro de Diagnóstico por imagem.
PARA QUE SUA INTERNAÇÃO SEJA AINDA MAIS CONFORTÁVEL, TEMOS ALGUMAS RECOMENDAÇÕES:
Traga seus artigos de higiene pessoal: sabonete, escova de dente, creme dental, shampoo, condicionador, lâmina de barbear, desodorante, chinelo, roupas íntimas e pijama/camisola. Para maior segurança é importante que as roupas e toalhas sejam trocadas diariamente. Quando o paciente estiver internado na UTI será necessário trazer apenas os produtos de higiene pessoal e chinelo.
O Hospital não se responsabiliza por quaisquer objetos e/ou valores em poder dos pacientes internados ou acompanhantes, por isso orientamos sobre a importância de cuidar e/ou não deixar objetos nos quartos.
Por questões de segurança, temos algumas regras e pedimos sua ajuda para garantir a segurança de todos durante a internação:- Os copos e talheres são descartáveis para que não sejam compartilhados;
- Pedimos ao acompanhante não sentar ou deitar-se na cama do paciente pode causar infecções para ambos;
- Trazer flores e/ou plantas atraem insetos e eles não são bem-vindos no hospital. Não presenteie com flores;
- Entrar em outros quartos ou cuidar de outros pacientes, pode agravar ainda mais o estado de saúde de seu familiar pelo transporte de bactérias. Acione nossa equipe, ela estará pronta para auxiliá-los;
- Em respeito à legislação, não autorizamos registros fotográficos sem prévia autorização.
- Na UTI é proibido uso de aparelhos celulares.
- É proibido fumar dentro das instalações dos Hospitais e nas proximidades das entradas dos edifícios conforme a Lei Federal n°.9294/96 e Municipal n° 9.120-10/80.
Metas para a Segurança do Paciente
A CSSM adota as 6 Metas Internacionais de Segurança do Paciente, estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
O paciente, familiar, acompanhante ou visitante são nossos aliados para a garantia da assistência segura. Como participar do seu cuidado usando as metas de segurança:
01 |
Identificar corretamente o paciente – Ao internar, o paciente receberá uma pulseira de identificação. Certifique-se que os dados estão corretos (Nome completo, nome da mãe, data de nascimento) |
02 |
Melhorar a comunicação entre profissionais de saúde – Nosso colaborador deve identificar-se na prestação do atendimento |
03 |
Melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos – O paciente / acompanhante deve ser informado dos medicamentos em uso |
04 |
Assegurar cirurgia em local de intervenção, procedimento e paciente corretos – Antes da cirurgia o paciente/ acompanhante deverá preencher junto com a equipe um check-list de cuidados |
05 |
Higienizar as mãos para evitar infecções – Ao entrar e sair do hospital; antes e após tocar no paciente. Se estiver longe de uma pia, utilize álcool em gel |
06 |
Reduzir o risco de queda e úlceras por pressão – Ao internar o paciente passará por uma avaliação do enfermeiro, ele deve informar os cuidados a serem tomados para que sua internação seja segura livre de queda e lesões na pele |
Se em algum momento as medidas descritas acima não estiverem sendo percebidas, contate um de nossos colaboradores, ele esclarecerá suas dúvidas.
CUIDADOS AO SER UM ACOMPANHANTE OU VISITANTE:
- Seguimos a legislação vigente: Visitantes acima de 12 anos e acompanhantes acima de 18 anos de idade;
- Pacientes internados com até 18 anos ou mais de 60 anos de idade, tem direito a um acompanhante 24 horas por dia (Exceto UTI e Emergência) independentemente do tipo de acomodação (Apto ou enfermaria);
- Permitimos a entrada após prévia identificação do visitante/acompanhante e conferência do nome completo do paciente; Só então o visitante/acompanhante receberá uma etiqueta de identificação e instruções de como chegar ao setor de internação;
- Roupas – Em atendimento às exigências sanitárias, recomendamos uso de sapatos fechados, calças ou roupas que protejam o corpo, blusas de manga. Evite, roupas curtas, cavadas, justas e/ou transparentes, zelando-se sempre pelo respeito ao próximo e a toda coletividade; Zele pelo paciente, evite visitar, caso esteja com diarreia, vômitos, sintomas de gripe ou resfriado;
- É importante que a família converse com o paciente e proporcione segurança e conforto para que este se sinta acolhido. Conte com nossa equipe para esclarecer dúvidas. Zelamos por uma comunicação segura.
Horário de visitas
SETOR | HORÁRIO | ACOMPANHANTESHorário de troca | VISITANTELimite de Pessoas |
Emergência | 15 – 16:00 h | - | 3 |
Sala de avaliação | 15 – 16:00 h | - | 3 |
Setor 1 | 16 – 18:00 h | 8:00 e as 20:00 h | 3 |
Clínica Médica | 16 – 17:00 h | 8:00 e as 20:00 h | 2 |
Clínica Cirúrgica | 16 – 17:00 h | 8:00 e as 20:00 h | 3 |
Pediatria | 15 – 16:00 h | 8:00 e as 20:00 h | 1 |
UTI Adulto | 12 – 13:00 h | - | 2 |
UTI Neonatal | 14 – 15:00 h Domingos | Pais | Avós |
Maternidade | 14 – 18:00 h SUS 14 – 20:00 h CONV | 8:00 e as 20:00 h | 1 |
Psiquiatria | Terça e Quinta 16h Sabado 11h | - | 1 |
- Para melhor atendê-los sugerimos que o horário de troca de acompanhante aconteça às 08h;
- Comunique sempre sua saída à enfermagem ao se ausentar do quarto.
Atendimento da enfermagem:
Para acionar a equipe assistencial, há uma campainha que fica disponível beira leito. Sempre que houver dúvidas relativas à assistência, não hesite em acionar. Solicite auxilio da equipe para mobilização do paciente no leito e/ou locomoção no quarto.
Procedimentos no quarto:
Caso haja necessidade de realizar algum procedimento que necessite de privacidade ao paciente, a equipe pode solicitar que o acompanhante aguarde do lado de fora do quarto até que o procedimento seja finalizado.
Alimentação:
Temos uma rotina de 5 refeições diárias, elaboradas para cada tipo de patologia, por isso, não traga alimentos externos para pacientes, pois eles podem favorecer o aparecimento de insetos e outros vetores, além de ser fonte potencial de contaminação alimentar;
Após a admissão hospitalar, por questão de segurança, a dieta será encaminhada ao paciente somente após a liberação e prescrição médica;
Caso possua alguma restrição alimentar, ou alergias, comunique nossa equipe, ela tomará as medidas necessárias e acionará seu médico ou nutricionista.
Assistência Religiosa
Facultamos a assistência religiosa de acordo com a solicitação do paciente ou de seus familiares; as visitas religiosas devem ocorrer preferencialmente no período da tarde. Contamos com uma capela no 1º andar do Hospital.
E permitido um visitante religioso por dia mediante apresentação de carteirinha de identificação.
Missas:
Segunda a Sábado as 18:00. Aos Domingos às 11:00 na Capela Nossa Senhora do Rosário (externa).
Alta Hospitalar:
Este momento exigirá muita atenção, pois após receber alta médica, nossa equipe assistencial fornecerá todas as informações necessárias para a continuidade do tratamento em casa.
É neste momento que o paciente ou responsável recebe toda documentação que fazem parte da orientação de alta.
Antes de sair, conte-nos como foi sua experiência!
O paciente/responsável receberá uma pesquisa de satisfação do usuário (PSU). Contamos muito com este feedback para que possamos aprimorar nossa assistência e atendê-lo sempre que precisar. Dê sua opinião!!
Central de relacionamento:
Além do PSU, estamos disponíveis em outros canais de comunicação.
Dúvidas, sugestões ou manifestações também podem ser feitas para nossa Central de Relacionamento no telefone (12) 3897-3337. Se necessário o acompanhante, visitante ou paciente podem solicitar à equipe de enfermagem a presença do profissional da Ouvidoria no quarto ou consulte: https://www.stellamaris.org.br/fale-conosco/
Convênio e Particular
Mudança de acomodação, cobertura de convênios para procedimentos e exames, consulte nossa equipe de recepção do convênio ou acione via telefone:
(12) 9 9671-9324
Pacientes Particulares:
A Casa de Saúde Stella Maris conta com um Serviço Particular, cujas tabelas de preços e formas de pagamento estão à disposição para esclarecimentos:
(12) 9 8154-7741
Requisição de prontuário:
As cópias de prontuários só poderão ser liberadas para o paciente ou para o seu Responsável legal, que apresentar documento comprobatório de responsabilidade legal sobre o paciente (Procuração lavrada em Cartório e contendo a outorga dos poderes específicos para retirada de cópia do Prontuário, conforme resolução CFM 1931/2009).