Manual de Internação Casa de Saúde Stella Maris

 

Seja bem-vindo (a) à
Casa de Saúde Stella Maris!

A CSSM é o principal Hospital do Litoral Norte, com mais de 70 anos de tradição e qualidade na assistência à saúde. Somos um hospital geral preparado para o atendimento em cirurgias de diversas especialidades; Maternidade de alto risco e retaguarda de UTI Neonatal. Além disso, possuímos um Pronto Atendimento de convênio e particular, Centro de Especialidades Médicas para consultas ambulatoriais e Centro de Diagnóstico por imagem.

PARA QUE SUA INTERNAÇÃO SEJA AINDA MAIS CONFORTÁVEL, TEMOS ALGUMAS RECOMENDAÇÕES:

Traga seus artigos de higiene pessoal: sabonete, escova de dente, creme dental, shampoo, condicionador, lâmina de barbear, desodorante, chinelo, roupas íntimas e pijama/camisola. Para maior segurança é importante que as roupas e toalhas sejam trocadas diariamente. Quando o paciente estiver internado na UTI será necessário trazer apenas os produtos de higiene pessoal e chinelo.

O Hospital não se responsabiliza por quaisquer objetos e/ou valores em poder dos pacientes internados ou acompanhantes, por isso orientamos sobre a importância de cuidar e/ou não deixar objetos nos quartos.

Por questões de segurança, temos algumas regras e pedimos sua ajuda para garantir a segurança de todos durante a internação:
 
 
  • Os copos e talheres são descartáveis para que não sejam compartilhados;
  • Pedimos ao acompanhante não sentar ou deitar-se na cama do paciente pode causar infecções para ambos;
  • Trazer flores e/ou plantas atraem insetos e eles não são bem-vindos no hospital. Não presenteie com flores;
  • Entrar em outros quartos ou cuidar de outros pacientes, pode agravar ainda mais o estado de saúde de seu familiar pelo transporte de bactérias. Acione nossa equipe, ela estará pronta para auxiliá-los;
  • Em respeito à legislação, não autorizamos registros fotográficos sem prévia autorização.
  • Na UTI é proibido uso de aparelhos celulares.
  • É proibido fumar dentro das instalações dos Hospitais e nas proximidades das entradas dos edifícios conforme a Lei Federal n°.9294/96 e Municipal n° 9.120-10/80.
 
 

Metas para a Segurança do Paciente

A CSSM adota as 6 Metas Internacionais de Segurança do Paciente, estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

O paciente, familiar, acompanhante ou visitante são nossos aliados para a garantia da assistência segura. Como participar do seu cuidado usando as metas de segurança:

 
 
01
Identificar corretamente o paciente – Ao internar, o paciente receberá uma pulseira de identificação. Certifique-se que os dados estão corretos (Nome completo, nome da mãe, data de nascimento)
02
Melhorar a comunicação entre profissionais de saúde – Nosso colaborador deve identificar-se na prestação do atendimento
03
Melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos – O paciente / acompanhante deve ser informado dos medicamentos em uso
04
Assegurar cirurgia em local de intervenção, procedimento e paciente corretos – Antes da cirurgia o paciente/ acompanhante deverá preencher junto com a equipe um check-list de cuidados
05
Higienizar as mãos para evitar infecções – Ao entrar e sair do hospital; antes e após tocar no paciente. Se estiver longe de uma pia, utilize álcool em gel
06
Reduzir o risco de queda e úlceras por pressão – Ao internar o paciente passará por uma avaliação do enfermeiro, ele deve informar os cuidados a serem tomados para que sua internação seja segura livre de queda e lesões na pele
 
 

Se em algum momento as medidas descritas acima não estiverem sendo percebidas, contate um de nossos colaboradores, ele esclarecerá suas dúvidas.

 
 

CUIDADOS AO SER UM ACOMPANHANTE OU VISITANTE:

  • Seguimos a legislação vigente: Visitantes acima de 12 anos e acompanhantes acima de 18 anos de idade;
  • Pacientes internados com até 18 anos ou mais de 60 anos de idade, tem direito a um acompanhante 24 horas por dia (Exceto UTI e Emergência) independentemente do tipo de acomodação (Apto ou enfermaria);
  • Permitimos a entrada após prévia identificação do visitante/acompanhante e conferência do nome completo do paciente; Só então o visitante/acompanhante receberá uma etiqueta de identificação e instruções de como chegar ao setor de internação;
  • Roupas – Em atendimento às exigências sanitárias, recomendamos uso de sapatos fechados, calças ou roupas que protejam o corpo, blusas de manga. Evite, roupas curtas, cavadas, justas e/ou transparentes, zelando-se sempre pelo respeito ao próximo e a toda coletividade; Zele pelo paciente, evite visitar, caso esteja com diarreia, vômitos, sintomas de gripe ou resfriado;
  • É importante que a família converse com o paciente e proporcione segurança e conforto para que este se sinta acolhido. Conte com nossa equipe para esclarecer dúvidas. Zelamos por uma comunicação segura.
 
 

Horário de visitas

SETOR
HORÁRIO
ACOMPANHANTES
Horário de troca
VISITANTE
Limite de Pessoas
Emergência 1 e 2 15 – 16:00 h - 3
Setor 1 16 – 18:00 h 8:00 e as 20:00 h 3
Setor 2 15 – 16:00 h 8:00 e as 20:00 h 2
Setor 4 16 – 18:00 h 8:00 e as 20:00 h 3
Pediatria 15 – 16:00 h 8:00 e as 20:00 h 1
UTI Adulto 16 – 17:00 h - 2
UTI Neonatal 14 – 15:00 h
Domingos
Pais Avós
Maternidade 14 – 18:00 h SUS
14 – 20:00 h CONV
8:00 e as 20:00 h 1
Psiquiatria Terça e Quinta 16h
Sabado 11h
- 1
  • Para melhor atendê-los sugerimos que o horário de troca de acompanhante aconteça às 08h;
  • Comunique sempre sua saída à enfermagem ao se ausentar do quarto.
 
 

Atendimento da enfermagem:

Para acionar a equipe assistencial, há uma campainha que fica disponível beira leito. Sempre que houver dúvidas relativas à assistência, não hesite em acionar. Solicite auxilio da equipe para mobilização do paciente no leito e/ou locomoção no quarto.

Procedimentos no quarto:

Caso haja necessidade de realizar algum procedimento que necessite de privacidade ao paciente, a equipe pode solicitar que o acompanhante aguarde do lado de fora do quarto até que o procedimento seja finalizado.

Alimentação:

Temos uma rotina de 5 refeições diárias, elaboradas para cada tipo de patologia, por isso, não traga alimentos externos para pacientes, pois eles podem favorecer o aparecimento de insetos e outros vetores, além de ser fonte potencial de contaminação alimentar;

Após a admissão hospitalar, por questão de segurança, a dieta será encaminhada ao paciente somente após a liberação e prescrição médica;

Caso possua alguma restrição alimentar, ou alergias, comunique nossa equipe, ela tomará as medidas necessárias e acionará seu médico ou nutricionista.

Assistência Religiosa

Facultamos a assistência religiosa de acordo com a solicitação do paciente ou de seus familiares; as visitas religiosas devem ocorrer preferencialmente no período da tarde. Contamos com uma capela no 1º andar do Hospital.

E permitido um visitante religioso por dia mediante apresentação de carteirinha de identificação.

Missas:

Segunda a Sábado as 18:00. Aos Domingos às 11:00 na Capela Nossa Senhora do Rosário (externa).

Alta Hospitalar:

Este momento exigirá muita atenção, pois após receber alta médica, nossa equipe assistencial fornecerá todas as informações necessárias para a continuidade do tratamento em casa.

É neste momento que o paciente ou responsável recebe toda documentação que fazem parte da orientação de alta.

Antes de sair, conte-nos como foi sua experiência!

O paciente/responsável receberá uma pesquisa de satisfação do usuário (PSU). Contamos muito com este feedback para que possamos aprimorar nossa assistência e atendê-lo sempre que precisar. Dê sua opinião!!

Pesquisa de Satisfação do Usuário - PSU


Central de relacionamento:

Além do PSU, estamos disponíveis em outros canais de comunicação.

Dúvidas, sugestões ou manifestações também podem ser feitas para nossa Central de Relacionamento no telefone (12) 3897-3337. Se necessário o acompanhante, visitante ou paciente podem solicitar à equipe de enfermagem a presença do profissional da Ouvidoria no quarto ou consulte: https://www.stellamaris.org.br/fale-conosco/

Convênio e Particular

Mudança de acomodação, cobertura de convênios para procedimentos e exames, consulte nossa equipe de recepção do convênio ou acione via telefone:

(12) 9 9671-9324

Pacientes Particulares:

A Casa de Saúde Stella Maris conta com um Serviço Particular, cujas tabelas de preços e formas de pagamento estão à disposição para esclarecimentos:

(12) 9 8154-7741

Requisição de prontuário:

As cópias de prontuários só poderão ser liberadas para o paciente ou para o seu Responsável legal, que apresentar documento comprobatório de responsabilidade legal sobre o paciente (Procuração lavrada em Cartório e contendo a outorga dos poderes específicos para retirada de cópia do Prontuário, conforme resolução CFM 1931/2009).

Procure manter silêncio dentro do ambiente hospitalar.

Mantenha baixo o tom de voz e celulares em modo vibratório ou silencioso.

 
Portal da Transparência